Como escolher o melhor revestimento para sua piscina.

O revestimento é um dos elementos que ajudam a construir a personalidade da piscina.

Esse tipo de acabamento é capaz de dar mais vida ao espaço, utilizando cores, formatos e materiais únicos.

Por isso, a escolha do material correto faz toda a diferença na conclusão do projeto.

Pensando nisso, listamos os principais tipos de revestimentos, para que você fique por dentro das opções mais procuradas no mercado e suas principais diferenças. Acompanhe com a gente!

TIPOS DE REVESTIMENTOS INTERNOS

AZULEJO:

Disponível em diversas formas e cores, o produto é um dos mais tradicionais e de baixo custo.

Sua aplicação é semelhante à realizada em banheiros e outras áreas molhadas.

Dependendo da cor escolhida, a água poderá assumir diferentes tonalidades.

Um fator que o faz muito popular é a sua utilidade na montagem de mosaicos, desenhos ou gravuras no fundo da área da piscina.

PASTILHA DE VIDRO:

Geralmente são mais caras do que o azulejo, e a instalação demanda mão de obra especializada.

A vantagem da pastilha é que, por ser pequena, ela acompanha o desenho da piscina, independentemente das curvas, as pastilhas são de fácil limpeza e não demandam  produtos especializados para a sua higienização, além dos já utilizados na piscina.

VINÍLICOS:

As piscinas vinílicas são fabricadas em estrutura de alvenaria ou concreto e revestidas com um bolsão de vinil.

Além da instalação rápida e de baixo custo, o produto também tem o benefício de ser impermeável, ou seja,reduz uma das etapas mais caras e de maior risco da construção, somado a isso dispensa rejunte e é de fácil limpeza, o que o torna uma das opção com o melhor custo benefício que o mercado oferece nos dias de hoje.

FIBRA DE VIDRO

Fabricadas normalmente em uma única peça, as piscinas de fibra são revestidas por filamentos de vidro e resina de poliéster. O material utilizado é resistente e flexível, podendo gerar distintos modelos e tamanhos, sem que haja juntas ou emendas.

O fato de ser peça única facilita a instalação (normalmente não se estendendo por mais de 15 dias) e proporciona aos proprietários uma manutenção menos trabalhosa, principalmente porque não há risco de formação de ferrugens e porque as fugas de água são praticamente inexistentes.

Outra grande vantagem é o custo, já que os módulos pré-fabricados barateiam a produção e o preço final pesa menos no bolso do cliente. Porém, a limitação maior da piscina de fibra reside nos modelos disponíveis. Quem optar por uma piscina de fibra não poderá ter uma piscina personalizada, mas sim deverá escolher, dentre os desenhos disponíveis, qual melhor se encaixa no terreno do imóvel.

 

PEDRAS:

Mesmo sendo de custo mais elevado, as pedras decorativas vêm conquistando espaço neste mercado.

Entre as opções de revestimento em pedras, o cliente pode optar por tornar a piscina mais rústica e natural, ou seguir as tendências mais modernas do mercado.

Entre as mais recomendadas estão as vulcânicas, como a Hijau, proveniente da Indonésia, que pode possuir aspecto liso e mantém a água com uma  tonalidade azulada ou esverdeada, semelhante ao mar.

Além do efeito estético bonito e uniforme, este revestimento é menos escorregadio e não absorve tanto calor quanto os outros.

Por ser de alta porosidade, tende a acumular mais sujeira.

Outro aspecto negativo deste tipo de revestimento é que para sua grande maioria não há especificação nem tipificação do produto, sendo assim, o resultado final estará diretamente ligada a qualidade da pedra utilizada, que pode variar de acordo com o fornecedor, representando um risco maior ao cliente

CUIDADOS COM O REVESTIMENTO DA SUA PISCINA

A composição química da água é um dos fatores que devem ser analisados pois determinados minerais encontrados nela reagem com a argamassa e o rejuntamento, dissolvendo-os em pouco tempo.

Além disso, alguns produtos de limpeza usados na higienização da área e certos tratamentos químicos também prejudicam a vida útil dos revestimentos, por isso sempre busque empresas qualificadas para obter eficácia no tratamento da sua piscina 

Outro aspecto importante é a superfície do acabamento, que não deve ser poroso, mas sim mais áspero ou rugoso, proporcionando mais resistência a escorregamentos e quedas.

Afinal, tanto no lado externo quanto interno da piscina, os deslizamentos podem ser constantes se há ausência de atrito entre o piso e o pé, principalmente nas superfícies lisas em contato constante com a água. Por isso, dê preferência às peças com coeficiente mínimo de atrito igual ou superior a 0,4.

O cuidado com possíveis reparos no revestimento para piscina é mais um critério a se levar em consideração.Eventuais trincas, rachaduras ou danos na estrutura do material podem ocasionar o desprendimento de peças pequenas e provocar cortes ou machucados em quem estiver no local.

Depois dessas dicas entre em contato conosco para que lhe auxiliem na melhor maneira de construir ou reformar sua piscina!